Saúde em Peruíbe vai mal e vereadores questionam.

Postado por Webmaster
11 de Fevereiro de 2021

– Na terceira sessão da nova legislatura foi possível detectar a intenção da maioria novos parlamentares de trabalhar em harmonia com executivo, mas com independência. O foco desta sessão foi o descaso da administração pública com o sistema de saúde do município.

– Foram feitas 90 indicações perfazendo um total de 209 em 3 sessões e isto da uma média de 70 indicações por sessões.  Em sua grande maioria as indicações  sobre questões de limpeza, manutenção de vias e pontos de iluminação .  Este número remete a reflexão de que o serviço de zeladoria esta deixando muito a desejar. Na sessão em referência foram apresentados 38 requerimentos, mas como 3 foram retirados foram aprovados em plenário 35. Os mais relevantes versam sobre a saúde e questão social devido o número de munícipes afetados com a última enchente (18/01).

– O executivo municipal deu sequencia  nos projetos de créditos adicionais  e desta vez com o valor de R$ 2.584.876,57 (projeto executivo 07-2021) e  que somados aos anteriores se aproximam de três milhões de reais . A pergunta que fica é : “Se  o prefeito  durante a campanha afirmou que arrumou a casa em desordem deixada pela gestão anterior e as contas estavam em dia por quê vários projetos de créditos adicionais em tão pouco tempo”. Já o legislativo,  através dos vereadores  Antuni Matos (PODE), João Pedro de Lara(REPUBLICANOS), Sergio Roberto de Lara(DC), Adilson Oliveira(PSB) e Bruno Chedade Pereira(PSDB) apresentaram o projeto de resolução 1/2021 que dispõe sobre a criação da Comissão Especial para Estudo para Estudo da Gestão da Saúde Pública no Municipio.  O projeto foi aprovado pelo plenário por 13 a 0  e será composta por : Antoni (presidente), Pedro de Lara (Vice-Presidente) e Sergio  (relator) . A Comissão especial terá 90 dias para apresentar o relatório ao plenário.

– Destaques positivos da sessão: Ver. Adilson de Oliveira/PSB pelos requerimentos e pela sua fala na tribuna sobre o descaso na saúde, Ver. Ivan Martins Colares/PV pelo requerimento sobre a maternidade e pela sua fala na tribuna denunciando a orientação do executivo a funcionários da saúde, através grupos de whatsapp , para que estes criassem obstáculos e até não permitissem vereadores e fiscais dos conselhos de classe de exercer a função constitucional de fiscalização nas unidades da saúde. Ver. Loro/MDB pela sua fala na tribuna onde relatou o problema no bairro Stella Maris onde por pouco dois idosos poderiam ter perdido a vida. Questionou o executivo sobre a ausência de mapeamento de áreas de riscos em enchentes. Inclusive, que já havia feito esta cobrança em anos anteriores.

– Destaque negativo da sessão : Ver. Rafael/MDB por ter interrompido a fala do vereador Thamer para informar sobre serviços que estão sendo feitos pelo executivo e desconhecimento do regime interno no que tange ao quórum necessário para aprovação de Comissão Especial de Estudos. O quórum é simples e não qualificado de 2/3.

https://jornaldeperuibe.wordpress.com/2021/02/11/de-olho-na-camara/


comentários
Faça um comentário

Cadastre seu email